sábado, 15 de novembro de 2014

Uma das ações do Gestor Cultural do CCMS, foi a da Titularidade da região Norte no Colegiado Nacional Setorial de Música do CNPC (Conselho Nacional de Política Cultural - Ministério da Cultura).
Com Mandato até Março de 2015, uma das ações no Conselho, foi a de formatar a adequação das Metas do Plano Setorial de Música ao Plano Nacional de Cultura,estabelecendo informações relevantes à cadeia produtiva musical nacional da música, p/ a revisão e propostas de alcance das Metas estabelecidas no plano setorial para formação de Demandas à cerca de projetos, programas, ações na setorial musical, abrindo, com isto, uma linha de atuação para ordenação, implementação e implantação dos Planos Estaduais de Cultura de todos os municípios da região Norte até 2020. Está perto e, precisamos caminhar com passos largos!!!!
Para conhecimento!! Participem vamos moldar nossa cadeia produtiva na formação da prosperidade evolutiva coletiva da cadeia produtiva, com equidade e formação comunitária!!!!
http://culturadigital.br/




Agostinho dos Santos Filho - Titular da região Norte no Colegiado Nacional Setorial de Música - CNPC
CAIXA PREPARA AGÊNCIAS DE BELÉM PARA O CÍRIO 2008  
 
 
Decoração tem como inspiração principais ícones da procissão de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará
 
A Caixa Econômica Federal se prepara para encantar o público durante o período do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. As agências Ver-o-Peso e Círio, localizadas ao longo do trajeto da procissão ganharão decoração especial, inspirada nos ícones da maior procissão religiosa do Brasil. A agência Castanheira, situada na BR 316, também prestará homenagens por ocasião da procissão rodoviária. No local, será colocada uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré e arcos de balões.
 
A idéia central do projeto é retratar as etapas do Círio. Na agência Ver-o-Peso, por exemplo, será constituído um painel com a berlinda e a romaria, retratando diversas fases da procissão, puxada pela multidão de fiéis. O segundo momento, que será montado em frente à agência Círio, retrata os romeiros em torno da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, com foco em particularidades da romaria.
 
Para realização do projeto, a CAIXA estabeleceu parceria com o Sindicato dos Artesãos do Pará e com o Centro Comunitário Morada dos Sonhos. A responsável pelo projeto é a artesã, educadora e artista plástica, Nartreza Maia, juntamente com os coordenadores do Centro Comunitário Morada dos Sonhos, no bairro da Sacramenta.
 
Para a produção, será realizada oficina de capacitação e manuseio dos materiais artísticos, em especial o miriti, no período de 15 a 26/09. A oficina é dirigida aos jovens e adolescentes da Comunidade Morada dos Sonhos. Cerca de 20 alunos entre 16 e 24 anos trabalharão ao longo de cerca de 30 dias para confeccionar o cenário. Os adolescentes envolvidos com o projeto participam de oficinas de capacitação e geração de emprego e renda. Ao final da montagem eles já estarão habilitados a trabalhar com a moldagem do miriti e demais artefatos utilizados.
 
O material utilizado para a confecção da decoração inclui ferro, madeira e miriti, juta, sarrapilha, sementes, fibras, entre outros, além da iluminação para realçar o cenário. Este será o terceiro ano em que a parceria da CAIXA com o Centro Comunitário Morada dos Sonhos resulta na decoração das unidades da CAIXA. O trabalho da entidade com a população do bairro da Sacramenta já dura 13 anos.
 
Assessoria de Imprensa da CAIXA – Regional Pará
Tel.: (91) 3213-2024/ 3212-5312
11/09/2008
Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal
www.caixa.gov.br
http://r.search.yahoo.com/_ylt=A0LEVjlJfGdUS.kAqiMf7At.;_ylu=X3oDMTByZDBpbXI5BHNlYwNzcgRwb3MDNQRjb2xvA2JmMQR2dGlkAw--/RV=2/RE=1416096970/RO=10/RU=http%3a%2f%2fwww.orm.com.br%2f2009%2fnoticias%2fimpressao.asp%3fid_noticia%3d293231/RK=0/RS=1HL9XXCfF_esYQs.K0IQGKqrHt4-
Para conhecimento sobre nossas ações neste evento mundial!!!

O Centro comunitário Morada do Sonhos - Telecentro e Biblioteca Popular, mantém Parceria com o Núcleo de Produção Audiovisual, Programa de Extensão da Cadeira de Cinema da Universidade Federal do Pará, com a participação de seu Gestor Cultural: Augusto Hijo, como autor Roteirista Documentário: Parada Solicitada, que enfoca as práticas de vendedores ambulantes no interior dos coletivos públicos de Belém do Pará. Com a participação dos acadêmicos da Cadeira de Cinema da UFPA, com Parceria do Sesc Boulevard, Núcleo de Produção do Instituto de Artes do Pará (IAP), colaboradores cineastas independentes, e membros do NUPA!! Junte-se à nós!!!  Informações nos links abaixo:

https://www.facebook.com/groups/189318497762350/

http://nupa-para.blogspot.com.br/

http://r.search.yahoo.com/_ylt=A0LEVi2WemdUJRIABGIf7At.;

_ylu=X3oDMTByMG04Z2o2BHNlYwNzcgRwb3MDMQRjb2xvA2JmMQR2dGlkAw--/RV=2/RE=1416096535/RO=10/RU=http%3a%2f%2fiap.pa.gov.br%2f/RK=0/RS=TieXvNCV.g2K1y6hNg.oA5Qgvsw-






quinta-feira, 13 de novembro de 2014















em breve termos a Oficina de Grafite Artístico com o Arte Educador Marcelo Silva, um dos integrantes do coletivo de Grafite: CospTinta.
Alguns trabalhos de Marcelo Silva!!
Mobilização e participação Comunitária nas ações do CCMS: Programa de vacinação p/ crianças de 0 a 5 anos. Anual
Programa de Nutrição com acompanhamento de crianças de 0 a 10 anos em Parceria com a Pastoral da Criança - Arquidiocese de Belém. Anual
Programa de vacinação contra a Raiva em todos os animais do entorno do CCMS - Secretaria Muncipal de Saúde. Anual
Programa de imunização da gripe p/ maiores de 60 anos!!!! Anual

Visita do Coordenador de Programas Sociais da Fundação Banco do Brasil, formalização de Parceria entre o FBB e o CCMS - 2011

Mobiliário entregue pelo Ministério das Comunicações, na Sede do CCMS de nosso Telecentro Dalcídio Jurandir, primeira fase de implantação!!!! Programa Nacional de Inclusão  Digital em Parceria com o Ministérios: Do Desenvolvimento, Planejamento, Ciência e Tecnologia e CNPq.

Participação do Gestor Cultural do CCMS Augusto Hijo na Mostra Nacional de Música da cidade de Brumado, Bahia, em Dezembro de 2013 - Interpretando a musicalidade Amazônica da Música: Trapiche dos Compositores do Amapá Zé Miguel  e Ademir Pedrosa!!! Vencedores de vários festivais de música pelo Brasil!!!

Trabalho de produção de Grafite Artístico - CCMS e Coletivo CospTinta!!! Belém do Pará

Alunos da Oficina de Violão Popular aos adolescentes e jovens da cidade de Juruti, Oeste do Pará!!! 2010

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O CCMS por meu de seu Gestor Cultural, Titular Representante da Região Norte no Colegiado Setorial de Música - CNPC (Conselho Nacional de Política Cultural) Augusto Hijo, convida a todos os Agentes Culturais e Músicos da região Norte a participarem da Consulta Pública sobre a revisão de Metas do Plano Setorial de Música à luz das propostas aprovadas nas conferências estaduais de cultura dos estados da Região, com vistas a propor Demandas de ações dentro das Metas e Ações do Plano Setorial Musical.
Com relação ao mandato do Titular: Agostinho dos Santos Filho na Setorial Música do CNPC, vale apresentar aqui, as principais conquistas deste mandato no CNPC em Praceria de sucesso com os Conselheiros do Pará e outros segmentos Culturais: Patrimônio Imaterial (Isaac Loureiro), Artes Visuais (Pedro Perdido), Arquivos: (João Lúcio), povos Afro (Arthur Leandro), Comunidades Tradicionais (Edna Marajoara), Presidenta Regional do IPHAN (Dorothea), Regional do Minc (Delson Luiz), N'Angetu (Comunidade de Terreiros) dentre outros.
- Reconhecimento pela Unesco do Círio de Nossa Senhora de Nazaré como Patrimônio Cultural da Humanidade
- Reconhecimento do Carimbó como Patrimônio Cultural do Povo Brasileiro
- Isenção da PIS/COFINS para as Cooperativas Culturais, incluindo aí, as Cooperativas Musicais
- Adequação do Plano Setorial Musical ao Plano Nacional de Cultura abrindo Consulta Pública p/ a revisão das Metas e participação popular
- Adesão de 35 municípios Paraenses ao Sistema Nacional de Cultura
- Realização da IV Conferência Estadual de cultura em 2013 elegendo 35 Delegados eleitos por Assembléia
São Conquistas que avançarão de modo mais célere, se a participação popular, dos coletivos culturais, das ONGs, Associações, Órgão Públicos afins em fim, de toda a sociedade com objetivo de somar forças p/ darmos continuidade ao processo p/ que todos os municípios da região norte possam aderir ao SNC (Sistema Nacional de Cultura) a partir de 2015, bem como darmos início ao processo de Implementação e Implantação do Sistema Estadual de Cultura do estado do Pará.
São nossas contribuições valiosíssimas p/ a sociedade do Norte e buscaremos, no ano seguinte aumentar, ainda mais, estas conquistas!!!!
A todos os músicos da região no link abaixo se encontra aberta a Consulta Pública para Revisão de Metas do Plano Setorial de Música!!! Participem e proponham suas demandas municipais e estaduais!!!!

 http://culturadigital.br/planosetorialdemusica/

Fortíssimo abraço!!!
Agostinho dos Santos Filho - Titular Representante da Região Norte no Colegiado Setorial de Música - CNPC

Apresentação O Projeto: “Soul Amazônia” vem com proposta inovadora do Intérprete, compositor e arte educador Paraense: Augusto Hijo que dig...